Indicação nº 82 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2025
Número
82
Data de Apresentação
12/05/2025
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
- 82/2025
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Não
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
viabilizar a implantação de Semáforo Sensorial no Cruzamento da Avenida Prefeito Wanderley Antunes de Moraes com a Rua Vereador Francisco Brígido Dutra (Rodovia Issac Jabour – PR-450).
Indexação
Observação
O cruzamento entre a Avenida Prefeito Wanderley Antunes de Moraes e a Rua Vereador Francisco Brígido Dutra, trecho urbano da Rodovia Issac Jabour (PR-450), é um ponto crítico de tráfego intenso em Centenário do Sul, registrando a passagem constante de veículos leves, caminhões, carretas e treminhões.
O local já foi palco de acidentes e é motivo de recorrentes reclamações por parte de condutores, devido à dificuldade de conversão e à falta de controle seguro de fluxo. Trata-se de uma área urbana com características que impossibilitam a construção de uma rotatória, pois tal medida dificultaria as manobras de veículos longos.
Dessa forma, a instalação de um semáforo sensorial é considerada a solução mais viável e moderna para o local, já que o sistema pode operar de maneira inteligente, adaptando-se ao volume real de tráfego — que nem sempre é elevado —, evitando paradas desnecessárias e otimizando a segurança viária.
O local já foi palco de acidentes e é motivo de recorrentes reclamações por parte de condutores, devido à dificuldade de conversão e à falta de controle seguro de fluxo. Trata-se de uma área urbana com características que impossibilitam a construção de uma rotatória, pois tal medida dificultaria as manobras de veículos longos.
Dessa forma, a instalação de um semáforo sensorial é considerada a solução mais viável e moderna para o local, já que o sistema pode operar de maneira inteligente, adaptando-se ao volume real de tráfego — que nem sempre é elevado —, evitando paradas desnecessárias e otimizando a segurança viária.